A volta do Xmms

Estava meio cansado do visual retrô do XMMS. Então achei melhor dá um trato no bichinho que, merece um pouquinho de beleza, ainda mais agora que o projeto lançou uma versão nova (1.2.11).

Para quem não sabe essa nova versão é, na verdade, uma soma das modificações feitas de 2004 até ano passado. A quem interessar e quiser ver o que foi mudado, o changelog pode ser encontrado lá na página oficial do programa.

Parece que esse é o passo fundamental para tirar o Xmms do ostracismo pelo qual vêm passando desde 2006, ano em que uma das grandes distribuições no mundo Linux, a Gentoo, retirou dos seus repositórios oficiais o Xmms, o mesmo sendo feito pelo povo do Slack no ano seguinte. Uma pena por que existem formatos de áudio que somente podem ser lidos no mundo Gnu/Linux por plugins portados somente no Xmms como por exemplo músicas do Megadrive ou do Nintendinho.

Têm gente que gosta … Eu por exemplo!!

Além disso não sei, acho som dele mais encorpado do que nesse players mais novos, tipo o atualmente badalado Audacious. Quando coloco a saída do laptop no receiver a diferença entre esses players é gritante em prol do Xmms. Todavia para mim que sou meio paranóico com o consumo da CPU, o Xmms po usar a GTK+1x , o Xmms é muito mais leve que o Audacious(usa GTK 2)…

Existe muita discussão a respeito de se o XMMS é um programa superado ou não… ou mesmo se ele é insuperável. Enfim não vou entrar no mérito da questão…

Como diz o meu colega de trampo: Quem quiser que dê o cú… Só não queiram comer o meu …

Mais a discussão nem era essa, vou colocar aqui um comandinhos para dá uma melhorada no Xmms no que tange a parte visual.

Por default a Gtk usa a fonte em um tamanho que eu acho grande demais, se a gente reduzir um pouquinho a coisa fiica mais apresentável. Para tal intento basta:

# vim /etc/gtk/gtkrc.utf-8

Depois aonde estiver 120 coloca-se 80. Pronto a coisa fica bem melhor.

Outra dica é mudar o skin do bichinho por algum skin do winamp. Se vossa mercê quiser trocar duas vezes no dia seu skin durante um ano e não quiser que ocorra repetição basta seguir a sequência de comandos e em seguida digitar Alt+S e escolher um ou mesmo colocar em random um dos quase 700 skins deste pacote.

# wget http://easylinuxguide.com/downloads/xmms-skins/xmms-skins-elg.tar.gz

# cp xmms-skins-elg.tar.gz /home/usuario/.xmms/Skins/

# cd /home/usuario/.xmms/Skins/

# tar -xvzf xmms-skins-elg.tar.gz

Um exemplo de skin contido neste pacote é este aqui:

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *