fotos de Ivete nua

Uma dúvida que muita gente têm que usa linux é qual programa deve-se usar para ler arquivos .chm. Para quem não sabe , esse formato de compressão do html é muito usado em arquivos de help de programas no win , e na comunidade warez dos EUA é muito utilizado para ebooks , principalmente livros da área de exatas

Basicamente temos dois modos:

A minha preferida é pegar um programa chamado xchm. Para quem é do DEbian basta apenas dar no shell um :

#apt-get install xchm ( ou se vc fizer o estilo preguiçoso basta ir pelo synaptics)

Caso seja de outra distribuição vai no souceforge

Um outro programa é o gnochm que é o leitor para arquivos chm do gerenciador de janelas gnome. Para instala-lo usa-se os mesmo passo feitos para a instalação do xchm.

A outra forma de ler arquivos .chm pode ser transformando-o o mesmo em pdf. Isso é meio gay já que vc de posse do xchm já pode ler o arquivo. Entretanto têm gente que ama o esse formato da adobe então basta o/a camarada pedir para imprimir no propio xchm e optar por criar um documento pdf.

Uma forma mais complicada seria transformar diretamente o documento .chm em documento pdf.

Para fazer isso vc terá que instalar o xchm , o libchm-bin , o htmldoc e o pdftk(poderia ser tambem em lugar desse o pdfedit).

#apt-get install xchm libchm-bin htmldoc pdftk

Em seguida no shell utilizando libchm extrairiamos o conteúdo html que o formato chm comprimiu.Em azul no comando abaixo vc deve colocar o nome do arquivo que vc quer passar para pdf e em vermelho a pasta que vc quer que essa “transmutação” fique.
#extract_chmLib arquivo.chm pasta

Agora usando o htmldoc vc vai transformar esse arquivo html gerado em pdf. A interface dele é super intuitiva , basta apenas ter o cuidado de dizer a ordem certa das paginas em html. Qualquer erro basta usra o pdftk para consertar.

Só lembrando que um arquivo em .chm é sempre menor que ele transformado em html e bem menor que este transformado em pdf.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *