Comecei hoje a mexer um pouco com a linguagem Julia. As primeiras impressões é que parece muito com Python (o instalador de pacotes) com algumas coisas do Octave (end depois do bloco de código), com R e com C.
Basicamente fui no site do projeto, baixei os binários 64 bit para Linux e depois fiz alguns passos que achei no site do Danilo Lima.
Ao baixar você vai ter que descompactar o arquivo tar.gz e na sequência criar um link simbólico entre onde você salvou a pasta descompactada e o seu $PATH . Como são arquivos de um aplicativo, a hierarquia de pastas no Gnu-Linux diz que o mais sensato é salvar a pasta compactada no /opt
Baixar (o wget não é necessário e o endereço pode mudar quando você for fazer o download. O melhor é olhar no link do projeto) :
$ wget https://julialang-s3.julialang.org/bin/linux/x64/1.6/julia-1.6.0-rc3-linux-x86_64.tar.gz
Descompactar:
$ tar -vzxf julia-1.6.0-rc3-linux-x86_64.tar.gz
Mover pasta descompactada da pasta onde foi descompactado o tar.gz para o /opt . Lembrando que você deve fazer isso como root:
$ mv ~/Dowloads/julia-1.6.0-rc3 /opt && mv /opt/julia-1.6.0-rc3 /opt/julia
Criar um link simbólico:
$ ln -s /opt/julia/bin/julia /usr/local/bin/julia
Pra testar se tudo deu certo:
$ julia
E já podemos brincar um pouco:
Boas fontes de consulta:
Livro Think Julia, muito parecido com o Think Python e em português essa excelente introdução do pessoal da Pizza de Dados